Localizada no município de Itati, no Rio Grande do Sul, a região pouco explorada da Chapada dos Vagalumes abriga um conjunto de deslumbrantes cachoeiras de águas cristalinas.
O grande atrativo da Chapada dos Vagalumes é a trilha que conduz a quatro cachoeiras magníficas. Além das quedas d'água, é possível apreciar piscinas naturais, paredões rochosos, corredeiras e vistas encantadoras da mata atlântica.
A cachoeira mais imponente é a que mais chama a atenção dos visitantes, pois oferece três pontos de acesso. É possível chegar à sua base, onde há uma piscina natural, caminhar atrás da queda e, por fim, alcançar a piscina natural no topo da cachoeira.
Aqui, neste conteúdo do blog da Absoluta, você verá um roteiro perfeito para aproveitar um dia repleto de belezas naturais.
Embora não haja certeza sobre a origem do nome do local, é provável que tenha sido atribuído por causa dos vagalumes que iluminam a chapada durante a noite.
Uma chapada é uma formação montanhosa que se caracteriza por extensas áreas de solo elevado e plano, vales profundos, cachoeiras e rios.
A estrada que leva à Chapada dos Vagalumes apresenta uma inclinação bastante íngreme, sendo acessível somente por veículos 4x4 na parte final. Nesse trecho, é necessário estacionar o carro em uma área mais ampla e iniciar a trilha pela estrada.
Assim que adentramos a trilha na mata, nos deparamos com uma exuberante vegetação, repleta de folhagens e árvores, que se intercalam com trechos pedregosos e nascentes, em terreno bastante irregular.
A seguir, confira a sequência de visitação das cachoeiras no roteiro da Chapada dos Vagalumes:
Após caminhar cerca de 500 metros, você chegará à deslumbrante Cachoeira dos Vagalumes, que é a primeira e a maior queda d'água do roteiro.
A chegada à cachoeira se dá pelo leito do rio, com vista para a queda que possui aproximadamente 30 metros de altura e deságua em uma belíssima piscina natural de águas verdes.
Após prosseguir pela trilha, você chegará a um ponto de interesse muito peculiar, a cachoeira do Tobogã. Essa cachoeira é única e se destaca por sua queda d'água que desce diagonalmente, criando um tobogã íngreme com aproximadamente 10 metros de altura.
Além disso, abaixo da cachoeira, há uma magnífica piscina natural que se forma entre as rochas, criando um cenário inesquecível para quem tem a oportunidade de visitar esse local.
Ao deixar a cachoeira do Tobogã, é necessário retornar pela mesma trilha, passando novamente pela cachoeira dos Vagalumes, e iniciar a subida íngreme da trilha. Para vencer esse trecho, é preciso agarrar-se às raízes das árvores e utilizar cordas para auxiliar.
No entanto, há um desvio na subida que nos leva a um lugar mágico e único. Ao seguir pelo lado da parede rochosa, é possível chegar a uma gruta que fica entre as raízes das árvores, localizada bem atrás da parte superior da queda.
Após a subida, você chegará à próxima atração da trilha, conhecida como Cascatinha das Princesas. Apesar de ser uma pequena queda d'água, com cerca de 2 metros de altura, o cenário que se forma entre a vegetação e a piscina natural é realmente deslumbrante.
A poucos metros abaixo da Cascatinha das Princesas, uma sequência de corredeiras dá origem a uma encantadora piscina natural de borda infinita. A pequena piscina fica localizada sobre a cachoeira principal, que tem cerca de 30 metros de altura.
Ao percorrer uma trilha por uma região úmida com várias nascentes, você chegará à última cachoeira do roteiro na Chapada dos Vagalumes. A Cascata do Sol tem uma queda de aproximadamente 3 metros de altura e forma uma linda piscina natural em suas águas transparentes e esverdeadas, cercada por vegetação nativa.
Localizada após o bairro de Três Pinheiros, na cidade de Itati - RS, encontra-se a Chapada dos Vagalumes. Ela está situada a cerca de 8 km do centro da pequena cidade de Itati, nas proximidades da rodovia RS-453, conhecida como Rota do Sol.
Para chegar lá, pode-se partir de diversas cidades próximas. Itati está a 40 km de Capão da Canoa, 55 km de Torres, 146 km de Caxias do Sul e 154 km de Porto Alegre.
O acesso à Chapada dos Vagalumes se dá pela Rota do Sol, passando pela localidade de Três Pinheiros e, em seguida, pela Linha Bernardes. Por fim, é preciso percorrer 4 km de estrada de terra íngreme e estreita até o início da trilha.
Muito mais do que praias, a cidade de Capão da Canoa é referência em qualidade de vida. Além disso, oferece lazer para todos os perfis. Já pensou em morar na região? Então, clique aqui e conheça as opções de imóveis que temos para você!